Tipos de Flanges

Flange Cego: é o modelo mais comum do mercado, não possui um furo no centro e é usado principalmente para extremidades de sistemas de tubulação, permitindo a inspeção da linha e a sua continuação futura.

Flange com Pescoço: é projetado para transferir tensão para a tubulação. Isso reduz a concentração de pressão em sua base. Esse modelo é conhecido pelo seu pescoço cônico e resistência à deformação.


Flange Solto: também conhecido também como Flange Lap-Joint, é feito com um cômodo à inserção stub-end, aplicado em tubulações que requerem desmontagem frequentes.


Flange Roscado: é um dispositivo econômico, de fácil montagem, utilizado em diferentes aplicações industriais. Pode ser unido ao tubo sem a necessidade de soldas e seu uso é mais adequado em médias pressões e temperatura ambiente.


Flange Deslizante: desliza sobre a tubulação antes de ser soldado, não permitindo ligação direta com conexão tubular, nem ensaio de radiografia na linha. Facilita a condução de fluidos e é aplicável em pequenas bitolas.


Flange Raquete: é instalado na tubulação para obter um bloqueio rigoroso dos fluídos. São empregados até mesmo no lugar de válvulas para locais onde o bloqueio precisa ser realizado periodicamente.


Escrito por Micelli Camargo


#engenhariaecia

Créditos: Texto retirado do site Tubos ABC. Imagem: Internet

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo