top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Tipos de Válvulas Esfera

Hoje vamos falar dos principais tipos de VÁLVULAS ESFERAS, mas antes, gostaria de entrar na nossa WhatNews e receber avisos sobre nossos conteúdos?


Se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter e inscreva-se.


valvula esfera

Válvula esfera se caracteriza pelo seu obturador na forma de uma esfera com um furo que permite a passagem de fluido, cujos tipos dependem da sua forma construtiva.


👉 Os principais tipos de válvulas esfera, suas características e aplicações abordaremos a seguir:


1.  Válvula esfera flutuante


⚙ Funcionamento


A esfera é mantida no lugar por uma haste conectada a um dispositivo flutuante dentro do corpo da válvula.


Esse dispositivo é formado por dois anéis, posicionados nas extremidades laterais da esfera, que a comprimem quando o fluido dentro da tubulação exerce pressão sobre ela, criando uma vedação.


✅ Aplicação


Comumente usadas na indústria de petróleo e gás, química, água e tratamento de esgoto, energia, papel e celulose, alimento e bebidas. Suportar pressões e temperaturas elevadas.


2.  Válvula esfera trunnion


⚙ Funcionamento


O termo “trunnion” se refere ao pino ou eixo localizado no topo e na base da esfera. Dentro da válvula, a esfera se conecta à haste e aos trunnions.


Os trunnions ajudam a distribuir as forças exercidas pelo fluxo sobre a esfera de maneira uniforme, reduzindo a pressão na sede da válvula e da esfera, garantindo um funcionamento suave.


✅ Aplicação


Este mecanismo é utilizado especialmente em válvulas de grandes dimensões ou em aplicações de alta pressão, onde a esfera pode ser substancialmente grande e pesada.


3.  Válvula esfera com porta em V

 

⚙ Funcionamento


O diâmetro da esfera tem o formato de um V que pode ser de 15°, 30°, 45°, 60°, ou 90° graus de ângulo. Essa configuração oferece uma vedação mais confiável.


Quando a válvula está fechada, a esfera é pressionada pelo fluxo de forma linear contra o assento (sede) em forma de "V", criando a vedação.


Assim que o operador abrir a válvula, a pequena seção do furo em forma de V começará a abrir primeiro. Isto ajuda a melhorar o controle preciso e estável do fluido nesta etapa.


✅ Aplicação


Tem a vantagem de ser usada como uma válvula de controle, o que não é comum na maioria das válvulas de esfera. Empregada especialmente em aplicações com fluidos corrosivos ou com partículas sólidas suspensas.


4.  Válvula esfera de 3 vias


⚙ Funcionamento


Equipada com múltiplas portas, essa válvula pode desviar ou misturar fluxos, tornando-a adequada para aplicações complexas.


✅ Aplicação


Em sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (HVAC), as válvulas esfera de 3 vias podem ser usadas para alternar entre fluxos de água quente e fria para controlar a temperatura ambiente.


Aprenda mais sobre válvulas com o nosso curso VÁLVULAS INDUSTRIAIS, inscreva-se pelo link https://www.engenhariaecia.eng.br/cursos/valvulas


curso valvulas industriais


74 visualizações0 comentário

Kommentare


loja do mecanico.png
bottom of page