Engenharia e Cia: Trocador de Calor Casco Tubo:
top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Trocador de Calor Casco Tubo:

Trocadores de calor são componentes cuja a finalidade é a transferência de energia por meio de calor, nesse sentido, um fluido será aquecido enquanto o outro será resfriado.

As formas de troca de calor mais efetivas nos trocadores são a condução de calor (aquela que atravessa um material) e a convecção de calor (aquela que movimenta uma massa).


Existem vários tipos de trocadores de calor, o da ilustração é chamado de "Trocador de Calor Casco-tubo". Ele recebe esse nome devido a sua forma construtiva, onde um dos fluidos se movimenta pelo casco e outro pelos tubos.


Note que o fluido que passa pelo casco tem uma trajetoria de sobre-desce. Isso acontece devido as "chicanas" que estão representadas pelas linhas verticais.


Esse movimento gera maior perda de carga e consequentemente, uma queda de pressão mais acentuada, no entanto, a turbulencia que as chicanas provocam melhora a transferência de calor por convecção.

Note também, que o movimento do fluido pelos tubos acontece da direita para esquerda e depois da esquerda para direita, ou seja, o fluido "passa" duas vezes pelo trocador de calor. Nessa caso, falamos que o trocador de calor é de duas passagens.

Se o trocador de calor tiver a finalidade de condesar o vapor d'água, ele é chamado de condensador. Por outro lado, se ele tem a finalidade de evaporar a água, ele é chamado de evaporador.


Escrito por Micelli Camargo

Fonte da imagem: site Gifcat

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
loja do mecanico.png
bottom of page