Engenharia e Cia: ALGUNS PROCESSOS DE CORTE
top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

ALGUNS PROCESSOS DE CORTE

CORTE A LASER: Raio laser é um tipo de raio luminoso altamente concentrado. No caso das máquinas de corte, um gerador de alta potência gera um raio laser que é direcionado por meio de espelhos ou fibraótica para o cabecote de corte. O raio aquece o material até liquefazer ("derreter") e com ajuda dos gases que são usados, o material derretido é "soprado", promovendo o corte.

Ele pode ser usado para diversos tipos de material, no entanto, isso está diretamente ligado a potência da fonte. Existem máquinas com 25 W até 15.000 W, cortando desde de plásticos a aço inox.

CORTE A PLASMA: Aprendemos na escola que as substâncias possuem três estados: Sólido, líquido e gasoso. O plasma é o quarto estado da matéria. Quando o gás atinge uma energia tal relacionado a sua pressão e temperatura, ele passa a conduzir eletricidade. A esse estado dá-se o nome de plasma. O exemplo de plasma é o raio de uma tempestade.

Pela sua característica intríseca, o corte a plasma só corta materiais condutores de eletricidade e o princípio é semelhante ao laser, a corrente elétrica aquece o material até ele se fundir e então o metal derretido é expulso da chapa.


OXICORTE: é um corte promovido por uma chama. Esta produzida por um gás combustível, normalmente acetileno, e oxigênio. Mas ao contrário do que muita gente pensa. Não é a chama que provoca o "derretimento" do metal. O corte acontece na verdade por oxidação do material. Isso é mais fácil de visualizar nos maçaricos, que possuem uma alavanca. Esta alavanca é acionada liberando muito oxigênio, com isso, promove-se uma oxidação acelerada do metal, Daí ser aplicado, principalmente, para o corte de aço carbono.

CORTE A JATO DE ÁGUA: Uma bomba de pressão ultra elevada pressuriza a água a uma pressão de 4000 a 6000 bar. Essa água é conduzida para o cabeçote que ao passar pelo orifício de rubi ou diamante,converte toda a energia de pressão em energia cinética (movimento) na forma de um jato. Se o material é macio como espuma, papel, entre outros, somente água é suficiente para o corte (cabeçote a direita). Por outro lado, se o material é duro, é adicionado abrasivo à água (cabeçote a esqueda) e esse abrasivo literalmente "cavuca" (remove) o material promovendo o corte.

CORTE POR GUILHOTINA: Esse é um corte mecânico promovido por meio de um equipamento hidráulico. O material é apoiado numa matriz e forçado por meio de uma faca, quando o limite de resistência do material é atingido, o material começa a se movimentar a se separar totalmente da outra parte.

CORTE POR PUNCIONADEIRA: Trata-se de uma máquina CNC dotada de diversas ferramentas e matrizes, com formatos distintos, de acordo com o tipo de trabalho a ser executado. Elas se destacam pela velocidade em chapas finas.

CORTE POR SERRA FITA: Uma serra no formato de fita se movimenta continuamente e efetua o corte.

Normalmente aplicado para fatear barras ocas ou maciças.


CORTE COM FACA MANUAL: Por meio de uma tesoura apropriada, corta-se o material no formato desejado.

Escrito por Micelli Camargo


Fonte das Animações: DeLottoDimensions | Gyfcat | Make a gif | Gif Tenor | K2 Metal Fabrication

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
loja do mecanico.png
bottom of page