crossorigin="anonymous">
top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

ANEL DE DESGASTE EM BOMBAS CENTRÍFUGAS: FUNÇÃO E IMPORTÂNCIA

  • Foto do escritor: Micelli Camargo
    Micelli Camargo
  • 21 de jul.
  • 2 min de leitura
anel de desgaste

Antes de começarmos, gostaria de receber novidades dos nossos conteúdos via whats? Se sim, inscreva-se pelo link https://hotm.art/whatsnews


O anel de desgaste é um componente essencial nas bombas centrífugas, projetado especificamente para proteger partes mais caras e complexas do equipamento, como o rotor e a carcaça, contra o desgaste mecânico natural do funcionamento.


Este anel, como o nome sugere, é fabricado para se desgastar ao longo do tempo. Sua principal função é atuar como uma interface de sacrifício entre o rotor e a carcaça, evitando que esses elementos mais críticos sofram danos diretos.


Em bombas com rotor em balanço, é comum ocorrer uma leve oscilação durante a operação, o que pode causar pequenos choques mecânicos entre o rotor e a carcaça. O anel de desgaste absorve esse impacto e evita desgastes nessas superfícies principais.


Outra função crucial do anel de desgaste é a melhoria do rendimento volumétrico da bomba.


Com uma folga reduzida entre o rotor e a carcaça, minimiza-se a recirculação do fluido da zona de descarga para a zona de sucção. Essa recirculação representa perdas energéticas e de desempenho, pois parte do fluido bombeado retorna à entrada da bomba, diminuindo sua eficiência.


Por exemplo, se uma bomba desloca 10 L, mas apenas 9 L são entregues na descarga, significa que 1 L está sendo recirculado internamente, representando um rendimento volumétrico de 90%. Com o uso correto do anel de desgaste, essa perda é minimizada.


Com o tempo, o anel de desgaste naturalmente se desgasta. Quando isso acontece em excesso, ocorre aumento da folga, diminuição da eficiência e redução da vazão da bomba.


Em alguns casos, o anel pode até se romper ou se soltar completamente, comprometendo severamente a operação do equipamento.


Caso a bomba apresente queda na vazão, é importante investigar se essa perda foi gradual.


Se sim, a verificação do estado do anel de desgaste é um dos primeiros passos para o diagnóstico.


Existem bombas que não possuem anel de desgaste, mas são projetadas com sistemas de ajuste que permitem compensar a folga ao longo do tempo, prolongando a vida útil do rotor.


Quando falamos em tipos de rotores, é importante saber que o anel de desgaste é comum em rotores fechados, enquanto em rotores semiabertos é usada a chamada "placa de desgaste".


O rotor fechado possui anteparos na parte frontal e traseira das pás, ao passo que o semiaberto possui apenas um dos lados e o aberto não possui anteparos. Essa diferença está ligada à natureza do fluido bombeado e à eficiência desejada.


Concluindo, o anel de desgaste é um componente simples, mas vital para o bom funcionamento de bombas centrífugas, garantindo maior eficiência e menor custo de manutenção.


Gravamos um vídeo sobre o tema, para assistir acesse:


Aprenda dimensionar e selecionar bombas com nosso curso ESPECIFICAÇÃO DE BOMBAS, saiba mais inscreva-se clicando na imagem seguinte:

dimensionamento de bombas

 
 
 

Comentários


loja do mecanico.png
bottom of page