ANEL DE DESGASTE EM BOMBAS CENTRÍFUGAS: FUNÇÃO E IMPORTÂNCIA
- Micelli Camargo
- 21 de jul.
- 2 min de leitura

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O anel de desgaste é um componente essencial nas bombas centrífugas, projetado especificamente para proteger partes mais caras e complexas do equipamento, como o rotor e a carcaça, contra o desgaste mecânico natural do funcionamento.
Este anel, como o nome sugere, é fabricado para se desgastar ao longo do tempo. Sua principal função é atuar como uma interface de sacrifício entre o rotor e a carcaça, evitando que esses elementos mais críticos sofram danos diretos.
Em bombas com rotor em balanço, é comum ocorrer uma leve oscilação durante a operação, o que pode causar pequenos choques mecânicos entre o rotor e a carcaça. O anel de desgaste absorve esse impacto e evita desgastes nessas superfícies principais.
Outra função crucial do anel de desgaste é a melhoria do rendimento volumétrico da bomba.
Com uma folga reduzida entre o rotor e a carcaça, minimiza-se a recirculação do fluido da zona de descarga para a zona de sucção. Essa recirculação representa perdas energéticas e de desempenho, pois parte do fluido bombeado retorna à entrada da bomba, diminuindo sua eficiência.
Por exemplo, se uma bomba desloca 10 L, mas apenas 9 L são entregues na descarga, significa que 1 L está sendo recirculado internamente, representando um rendimento volumétrico de 90%. Com o uso correto do anel de desgaste, essa perda é minimizada.
Com o tempo, o anel de desgaste naturalmente se desgasta. Quando isso acontece em excesso, ocorre aumento da folga, diminuição da eficiência e redução da vazão da bomba.
Em alguns casos, o anel pode até se romper ou se soltar completamente, comprometendo severamente a operação do equipamento.
Caso a bomba apresente queda na vazão, é importante investigar se essa perda foi gradual.
Se sim, a verificação do estado do anel de desgaste é um dos primeiros passos para o diagnóstico.
Existem bombas que não possuem anel de desgaste, mas são projetadas com sistemas de ajuste que permitem compensar a folga ao longo do tempo, prolongando a vida útil do rotor.
Quando falamos em tipos de rotores, é importante saber que o anel de desgaste é comum em rotores fechados, enquanto em rotores semiabertos é usada a chamada "placa de desgaste".
O rotor fechado possui anteparos na parte frontal e traseira das pás, ao passo que o semiaberto possui apenas um dos lados e o aberto não possui anteparos. Essa diferença está ligada à natureza do fluido bombeado e à eficiência desejada.
Concluindo, o anel de desgaste é um componente simples, mas vital para o bom funcionamento de bombas centrífugas, garantindo maior eficiência e menor custo de manutenção.
Gravamos um vídeo sobre o tema, para assistir acesse:
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