top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Bomba Peristáltica Sanitária

Hoje vamos falar da BOMBA PERISTALTICA SANITÁRIA, mas antes, gostaria de receber avisos dos nossos conteúdos postados por whats?

bomba peristaltica

Falamos em outra postagem sobre bomba peristáltica que uma de suas características é o baixo risco de contaminação do fluido bombeado, tendo em vista que a mangueira é único elemento da bomba em contato com o fluido.

Mas porque existe uma classificação específica para bomba sanitária?

O termo sanitário remete a questão de risco de contaminação quando o produto trabalhado será de consumo humano ou animal.

Aqui no Brasil temos a ANVISA que é o órgão governamental responsável por promover a proteção da saúde da população, ditando as regras a serem seguidas e fiscalizando.

Mas afinal, o que é uma bomba sanitária?

Para ser considerada sanitária, a bomba deve possuir características específicas, como o uso de materiais que são atóxico, que garantam uma dificuldade de proliferação de fungos e bacterias.

Outro ponto importante é que a bomba deve ser preparada para o "CIP" que do inglês significa "Clean in Place", que traduzindo, temos "Limpar no local".

Em alguns casos, os equipamentos também devem ser aptos ao "SIP" que do inglês significa "Sterilization in Place", que traduzindo, temos "esterilização no local".

CIP é limpeza com água (quente e fria) e com produtos químicos a base de soda e/ou cloro, enquanto SIP é esterilização, normalmente com vapor d'água, para matar qualquer fungo ou bactéria que tenha resistido ao CIP.


Por isso as bombas sanitárias são mais arredondados para facilitar o CIP E SIP, reduzindo a chance de acúmulos de materiais que serão fonte de contaminção posterior.

Assim, embora a bomba peristáltica tenha por princípio o baixo risco de contaminação, não podemos dizer que qualquer modelo é sanitária.

Por isso, os fabricantes desenvolvem projetos específicos para atender os requisitos sanitários, como é o caso da Watson-Marlow - Brasil que possui a série 800.


Esta possui o conjunto do corpo do cabeçote em Liga de alumínio com acabamento de revestimento em pó de poliéster epóxi, o conjunto do rolete do cabeçote em aço inox 316, o conjunto do rotor do cabeçote em aço inox 316, liga de alumínio com acabamento de revestimento em pó de poliéster epóxi e estrutura do suporte em aço inox 304.


Todas as características conferem excelente grau de sanitariedade, tornando-o confiável para as aplicações em industriais alimentícias, farmacêuticas e de biotecnologia, saiba mais em https://www.wmfts.com/pt-br/bombas-watson-marlow/bombas-com-acoplamento-justo/bombas-de-processo-serie-800/

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
loja do mecanico.png
bottom of page