top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Características da Bomba Pneumática


bomba pneumática

Hoje vamos falar sobre as características das BOMBAS PNEUMÁTICAS, mas antes, gostaria de receber nosso conteúdo por email ou whats?



As bombas conhecidas como BOMBAS PNEUMÁTICAS são na verdade bombas de duplo diafragma operadas a ar.


Isso significa que a sua energia de acionamento é o ar comprimido o que lhe permite ser compacta, leve e de fácil manuseio.


As característica de qualquer bomba são o diferencial de pressão produzido e a vazão bombeada. No entanto, a bomba pneumática terá, adicionalmente, a pressão e a vazão do ar.


Essas propriedades estão relacionadas, quanto maior a pressão e/ou vazão de descarga, maior será a vazão e a pressão de ar demandados.


A pressão diferencial do líquido, em teoria, será no máximo a pressão do ar comprimido, no entanto, como existem perdas, normalmente a pressão máxima do ar é de ~8,6 bar e a pressão diferencial máxima do líquido fica em torno de 7,5 bar.


Outro ponto relacionado com a pressão do ar é a vazão bombeada. Quanto maior a pressão do ar maior será a vazão bombeada.


Na prática, quanto maior a pressão, mais rápido será o ciclo da bomba (2a lei de Newton explica porque) e como a vazão de uma bomba de deslocamento positivo é diretamente proporcional ao número de ciclos, a vazão bombeada aumenta, assim como o consumo de ar.


Essa interelação entre as propriedades são apresentadas na forma de gráfico, como ilustrado na animação.


No exemplo, para uma vazão bombeada de 30 LPM e uma pressão de descarga de 5 bar, demandará um consumo de 13 (Nm^3/h) ou 8 (SCFM) e pressão do ar de ~7 (bar).


Note que a unidade de vazão é Nm^3/h ou SCFM que são:

- Nm^3/h = normal metro cúbico por hora

- SCFM = standard cubic feet per minute ou pés cúbicos por minuto padrão (PCM)


Os termos "normal' e 'padrão" significam que é a vazão do ar aspirado pelo compressor e para identificar a vazão de ar pressurizado será menor, de tal forma que uma transformação de unidades deve ser feita.


Se o tema BOMBA PNEUMÁTICA lhe interessa, você pode aprender mais com o nosso mini treinamento de 3 horas, inscreva-se CLICANDO AQUI.


E para aprender dimensionar compressores indicamos o nosso treinamento ESPECIFICAÇÃO DE COMPRESSORES, saiba mais e inscreva-se em https://www.engenhariaecia.eng.br/cursos/compressor

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


loja do mecanico.png
bottom of page