Tipos de rotores
- gugianelli
- há 13 horas
- 2 min de leitura
Antes de começar, gostaria de receber avisos sobre nossas publicações via whats?
Se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter e inscreva-se.
O 𝗥𝗢𝗧𝗢𝗥, também chamado de impulsor ou impeller (em inglês), é o componente giratório de uma bomba centrífuga responsável por transferir Energia Cinética ao fluido.
Ao girar, o 𝗥𝗢𝗧𝗢𝗥 imprime velocidade ao fluido, lançando-o para fora do centro (eixo) por força centrífuga. Daí o nome da bomba centrífuga.
📚 A ciência por trás do uso dos 𝗥𝗢𝗧𝗢𝗥𝗘𝗦
O funcionamento dos 𝗥𝗢𝗧𝗢𝗥𝗘𝗦 está fundamentado na dinâmica dos fluidos e na conservação da energia (teorema de Bernoulli). O princípio é simples, mas poderoso:
1️⃣ O 𝗥𝗢𝗧𝗢𝗥 recebe energia mecânica do motor elétrico ou motor a combustão.
2️⃣ Essa energia é convertida em energia cinética (velocidade) ao fluido.
3️⃣ O formato das pás do 𝗥𝗢𝗧𝗢𝗥 canaliza esse movimento, direcionando o fluido para fora com velocidade.
4️⃣ O corpo da bomba, por meio da voluta (ou difusor), reduz a velocidade do fluido e converte essa energia cinética em energia de pressão, conforme o princípio de Bernoulli.
Esse processo é explicado pela teoria das turbomáquinas, ramo da engenharia que estuda o intercâmbio de energia entre um fluido e um componente girante.
Cada projeto de 𝗥𝗢𝗧𝗢𝗥 atende melhor a certas condições de operação e tipos de fluido:
🔹 𝗥𝗢𝗧𝗢𝗥 Aberto
Ideal para líquidos com sólidos em suspensão ou alto teor de viscosidade. Menos sensível a entupimentos, mas com eficiência menor.
🔹 𝗥𝗢𝗧𝗢𝗥 Semiaberto
Combina características do aberto e do fechado. É uma boa opção para líquidos levemente contaminados. Fácil de limpar e ajustar.
🔹 𝗥𝗢𝗧𝗢𝗥 Fechado
Mais comum em aplicações industriais com líquidos limpos. Oferece melhor eficiência hidráulica e é bastante utilizado em processos com alta pressão.
👉 Se você deseja aprender o passo a passo do dimensionamento de uma bomba, conheça nosso treinamento 𝗘𝗦𝗣𝗘𝗖𝗜𝗙𝗜𝗖𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗗𝗘 𝗕𝗢𝗠𝗕𝗔𝗦 𝗖𝗘𝗡𝗧𝗥𝗜́𝗙𝗨𝗚𝗔𝗦.
Saiba mais e inscreva-se no link https://www.engenhariaecia.eng.br/bomba
Comments