top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Como os Derivados de Petróleo são Produzidos

Hoje vamos falar da DESTILAÇÃO na produção de derivados de petróleo, mas antes, gostaria de receber nosso conteúdo por email ou whats?


produção de derivados de petroleo

A torre de destilação é uma unidade crucial na indústria de refino de petróleo, responsável pela separação dos componentes do petróleo bruto em diferentes frações com base em seus pontos de ebulição.


Essa separação é fundamental para a produção de diversos produtos, como asfalto, lubrificantes, óleo pesado, diesel, querosene de aviação, gasolina e outros gases, como propano e butano.


O processo de destilação ocorre em uma torre de destilação, também conhecida como coluna de destilação, que é uma estrutura vertical com bandejas ou recheios internos.

O petróleo bruto é aquecido em uma unidade de pré-aquecimento e, em seguida, é alimentado no topo da torre de destilação. À medida que o petróleo desce pela torre, ocorre a separação dos componentes em diferentes estágios.


Os componentes mais leves, como gases (propano, butano, entre outros) e gasolina, têm pontos de ebulição mais baixos e, portanto, se acumulam nas seções superiores da torre.


À medida que o petróleo desce pela coluna, as frações mais pesadas, como óleo diesel, querosene de aviação, lubrificantes e óleo pesado, são coletadas em estágios intermediários e inferiores da torre.

O asfalto, que é um produto muito pesado e viscoso, é separado na base da torre, devido ao seu alto ponto de ebulição.


À medida que as frações são retiradas em diferentes níveis da torre, elas passam por um processo de resfriamento e condensação para se transformarem em líquidos puros.


O material não condensado, como gases leves, é recuperado na parte superior da torre e pode ser direcionado para outros processos, como compressão e liquefação para produção de gás de cozinha, por exemplo.


Cada fração coletada na torre de destilação possui propriedades e composições específicas, o que permite que sejam utilizadas para diferentes finalidades:


1) Gases (propano e butano): São usados como combustíveis para fogões e aquecimento, e também podem ser usados como matéria-prima para a produção de plásticos e outros produtos químicos.

2) Gasolina: É o principal combustível usado em veículos automotores.


3) Querosene de aviação: É um combustível usado em aeronaves.

4) Diesel: É utilizado como combustível para motores a diesel em veículos de carga, trens e outras aplicações industriais.

5) Lubrificantes: São usados para reduzir o atrito e o desgaste em máquinas e motores.


6) Óleo pesado: É utilizado em aplicações industriais, como combustível para caldeiras e em usinas de energia.

7) Asfalto: É utilizado na construção de estradas, rodovias e outros revestimentos asfálticos.


O refino de petróleo é uma operação complexa e altamente importante para atender à demanda global por diversos produtos derivados do petróleo.


E você, conhecia o processo?


Deixa ai nos comentários.

Fonte animação: Formacion industrial

notebook


82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
loja do mecanico.png
bottom of page