Hoje vamos falar da DESTILAÇÃO na produção de derivados de petróleo, mas antes, gostaria de receber nosso conteúdo por email ou whats?
Se sim, acesse https://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter
A torre de destilação é uma unidade crucial na indústria de refino de petróleo, responsável pela separação dos componentes do petróleo bruto em diferentes frações com base em seus pontos de ebulição.
Essa separação é fundamental para a produção de diversos produtos, como asfalto, lubrificantes, óleo pesado, diesel, querosene de aviação, gasolina e outros gases, como propano e butano.
O processo de destilação ocorre em uma torre de destilação, também conhecida como coluna de destilação, que é uma estrutura vertical com bandejas ou recheios internos.
O petróleo bruto é aquecido em uma unidade de pré-aquecimento e, em seguida, é alimentado no topo da torre de destilação. À medida que o petróleo desce pela torre, ocorre a separação dos componentes em diferentes estágios.
Os componentes mais leves, como gases (propano, butano, entre outros) e gasolina, têm pontos de ebulição mais baixos e, portanto, se acumulam nas seções superiores da torre.
À medida que o petróleo desce pela coluna, as frações mais pesadas, como óleo diesel, querosene de aviação, lubrificantes e óleo pesado, são coletadas em estágios intermediários e inferiores da torre.
O asfalto, que é um produto muito pesado e viscoso, é separado na base da torre, devido ao seu alto ponto de ebulição.
À medida que as frações são retiradas em diferentes níveis da torre, elas passam por um processo de resfriamento e condensação para se transformarem em líquidos puros.
O material não condensado, como gases leves, é recuperado na parte superior da torre e pode ser direcionado para outros processos, como compressão e liquefação para produção de gás de cozinha, por exemplo.
Cada fração coletada na torre de destilação possui propriedades e composições específicas, o que permite que sejam utilizadas para diferentes finalidades:
1) Gases (propano e butano): São usados como combustíveis para fogões e aquecimento, e também podem ser usados como matéria-prima para a produção de plásticos e outros produtos químicos.
2) Gasolina: É o principal combustível usado em veículos automotores.
3) Querosene de aviação: É um combustível usado em aeronaves.
4) Diesel: É utilizado como combustível para motores a diesel em veículos de carga, trens e outras aplicações industriais.
5) Lubrificantes: São usados para reduzir o atrito e o desgaste em máquinas e motores.
6) Óleo pesado: É utilizado em aplicações industriais, como combustível para caldeiras e em usinas de energia.
7) Asfalto: É utilizado na construção de estradas, rodovias e outros revestimentos asfálticos.
O refino de petróleo é uma operação complexa e altamente importante para atender à demanda global por diversos produtos derivados do petróleo.
E você, conhecia o processo?
Deixa ai nos comentários.
Fonte animação: Formacion industrial
Comments