top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Implosão de Vaso de Pressão

Hoje vamos falar do fenômeno da IMPLOSÃO, mas antes, gostaria de receber avisos sobre nossos conteúdos no Whats?


implosão de vaso de pressão

Implosão é um fenômeno que acontece quando a pressão interna de um determinado vaso de pressão é menor que a pressão atmosférica que empurra o casco em direção ao seu centro, como aparece no vídeo com o caminhão tanque com dois reservatórios.


Quando a pressão de um determinado sistema é menor que a pressão atmosférica dizemos que o sistema tem uma pressão negativa ou pressão de vácuo.

Isso acontece quando o ar (ou qualquer outro gás) começa a ser removido. Quanto maior a remoção de ar, maior será o vácuo ou "mais negativo" estará a pressão até chegar na pressão de vácuo absoluta ou "zero absoluto" que acontece quando todo o ar é removido que corresponde a pressão de -760 mmHg, -1 bar ou -14,7 psi.

Mas porque acontece a implosão?


Assim como o vaso de pressão é projetado para suportar pressões positivas e ao se ultrapassar o limite, o vaso explode, o mesmo acontece com pressões negativas. Se o limite previsto for ultrapassado, ele implode por ação da pressão atmosférica.

Em que situações isso pode acontecer?

Existem algumas razões que podem provocar uma pressão negativa, uma delas tem origem na termodinâmica, relacionada com a redução brusca de temperatura de um gás.

Uma outra, que é o caso mais provável do vídeo, por ser um descarregamento de produto, é por ação da bomba de descarregamento.

Alguns tipos de bombas, como bomba de pistão, de êmbolo ou de diafragma tem a característica de ser autoescorvante, ou seja, são capazes de remover o ar da tubulação. Em outras palavras, funcionam como se fosse uma bomba de vácuo.

Na operação de descarregamento é comum termos apenas um operador trabalhando em vários caminhões ao mesmo tempo, com isso ele conecta as mangueiras, liga a bomba e vai para o próximo veículo, deixando o equipamento funcionando "sozinho".


Quando o produto acaba, a bomba começa a funcionar como bomba de vácuo, removendo o ar, que pode chegar a pressões que provocam o colapso apresentado.


É uma situação perigosa, principalmente, se o produto operado for tóxico, inflamável, etc.

Pode ser evitada com sistemas de segurança relativamente simples, como sensores de corrente elétrica que "percebe" que acabou o produto e desliga a bomba.

Nem toda bomba tem essa capacidade, a centrífuga é uma delas, no entanto, deixar a bomba "rodando a seco" é prejudicial ao equipamento pois irá danificar o selo mecânico ou gaxeta.


Sendo assim, sempre sugerimos para essas aplicações algum tipo de sistema de segurança.

Fonte:

Vídeo: Make a gif


205 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


loja do mecanico.png
bottom of page