Engenharia e Cia: #1 Manutenção: Conceitos e Objetivos
top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

#1 Manutenção: Conceitos e Objetivos

Atualizado: 11 de jan. de 2019


Conceito de Manutenção:


Acredito que pelo senso comum, todo mundo tem ideia de que manutenção é o que eu preciso fazer para que uma máquina continue funcionando, como por exemplo, levar o carro no posto para trocar o óleo do motor.


Mas afinal de contas, do ponto de vista conceitual, o que é manutenção?


Podemos definir manutenção como o conjunto de cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações.


Esses cuidados envolvem a conservação, a adequação, a restauração, a substituição e a prevenção.


Para entender esses conceitos, vamos voltar ao exemplo de um carro, que acredito que todo mundo está mais familiarizado.


Quando trocamos o óleo do motor estamos tornando possível a correta lubrificação do motor e, portanto estamos promovendo a conservação, quando fazemos o alinhamento e cambagem das rodas, estamos adequando o sistema de direção. Quando acontece um superaquecimento, por exemplo, é comum e frequente o cabeçote do motor empenar, nessa situações o mecânico faz a retificação do cabeçote e esse processo é um exemplo de uma restauração. Já a troca de pastilhas de freio é uma substituição e por fim, quando mandamos fazer a limpeza de bicos injetores, podemos considerar uma ação de prevenção.


Já pensando, no mundo industrial, a concepção é a mesma. Cada máquina, equipamento ou sistema tem um conjunto de peças e componentes que passaram por desgastes naturais, podem ser danificados por uma situação anormal, a exemplo do superaquecimento ou haverá atividades preventivas que podem ser aplicadas.


Conceitualmente existem três tipos principais de manutenções, a corretiva, a preventiva e a preditiva, assim como várias técnicas de gestão de manutenção, que iremos abordar em maior profundidade em artigos futuros.


Objetivos da Manutenção:


Já falamos do conceito de manutenção, mas quais são seus objetivos?


Podemos dizer que os objetivos de manutenção se confundem com a sua definição, no sentido de ser a ação para que se obtenha o que foi digo conceitualmente.


Nesse sentido, podemos dizer que os objetivos de manutenção são:


  • Manter os equipamentos e as máquinas em condições de pleno funcionamento, para

  • garantir a produção normal e a qualidade dos produtos.


Para atingir esses objetivos são necessárias manutenções diárias como serviços de rotinas e reparos periódicos programados.


Não sei se você reparou, mas é nos objetivos da manutenção que temos o seu maior desafio. De um lado devemos manter os equipamentos funcionando adequadamente e para isso é necessário desativá-lo momentaneamente, e por outro lado, temos que promover a produção normal de produtos, dentro da qualidade esperada.


Afinal, o que é a manutenção ideal?


Manutenção ideal é aquela que promove alta disponibilidade do equipamento com um custo adequado.


Hoje, esse é o maior desafio das empresas, manter a disponibilidade dos equipamentos, com custo reduzido.


Tenho visto frequentemente, empresas utilizarem materiais menos adequados às aplicações e tendo posteriormente problemas sérios com isso.


Não é por acaso, que a taxa de incêndios aumentou nas empresas brasileiras nos últimos anos. Buscando reduzir seus custos, muitas manutenções deixaram de ser feitas ou foram feitas de forma não recomendada, tornando os sistemas mais perigosos e suscetíveis a desastres.


Quer ser avisado quando tivermos mais algum vídeo ou artigo?


Então:


No vídeo a seguir eu comento sobre esses conceitos:

Escrito por: Micelli Camargo


Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI desde 2005.

MBA Executivo em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – FGV em 2016

Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Uniderp em 2010


Engenheiro de vendas e aplicações com 13 anos de experiência em vendas técnicas, sendo os últimos 07 anos na pela John Crane, multinacional do seguimento de Vedações Industriais, além de atuar como professor e produtor de vídeo-aulas, artigos e cursos relacionados à engenharia em Cursos Engenharia e Cia.


Atualmente coordenador da divisão técnica de Manutenção do Instituto de Engenharia.





3.625 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
loja do mecanico.png
bottom of page