top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Padrões de Pinos e Tomadas Elétricas

Hoje vamos falar dos PADRÕES DE TOMADAS E PINOS para dispositivos elétricos, mas antes, gostaria de receber nosso conteúdo por email ou whats?

Os diferentes padrões de tomadas e pinos para dispositivos elétricos são uma realidade em todo o mundo, e cada país ou região pode ter suas próprias especificações técnicas e normas para a configuração das tomadas e dos plugues utilizados em suas redes elétricas.


Essa diversidade ocorre principalmente por razões históricas, culturais, tecnológicas e regulatórias.


A seguir, destacarei alguns dos padrões mais comuns encontrados em diferentes países:

1) Tipo A: Esse padrão é comumente utilizado nos Estados Unidos, Canadá, México, Japão e outros países da América do Norte e América Central. Possui dois pinos planos e paralelos.

2) Tipo B: Também muito comum na América do Norte, o padrão Tipo B é similar ao Tipo A, mas possui um terceiro pino redondo (conhecido como "pino de aterramento") para fornecer uma conexão de terra adicional.

3) Tipo C: Amplamente utilizado na maior parte da Europa, bem como em muitas outras regiões, incluindo América do Sul, Ásia e África. É composto por dois pinos redondos.

4) Tipo D: Comum na Índia, Nepal e alguns outros países asiáticos, possui três pinos redondos em um formato triangular.


5) Tipo E: Utilizado em países europeus como a França, Bélgica e Polônia, o padrão Tipo E possui dois pinos redondos com um pino de aterramento em forma de pino C.


6) Tipo F: Também conhecido como "Schuko", é o padrão predominante em grande parte da Europa, incluindo Alemanha, Áustria e outros países. Possui dois pinos redondos com duas abas laterais de aterramento.


7) Tipo G: Usado no Reino Unido, Irlanda, Malásia, Cingapura e outros países, o padrão Tipo G possui três pinos retangulares em um formato triangular, com um pino de aterramento.


8) Tipo I: Encontrado na Austrália, Nova Zelândia, China e alguns países do Pacífico, o padrão Tipo I possui três pinos achatados, dispostos em um triângulo, com um pino de aterramento.

9) Tipo J: Comum na Suíça, o padrão Tipo J possui três pinos redondos em um formato linear, com um pino de aterramento.


10) Tipo L: Utilizado na Itália e em algumas partes da Europa, o padrão Tipo L possui três pinos redondos em uma configuração linear, com um pino de aterramento.


11) Tipo M: Comum em alguns países da África e em nações como a Índia, o padrão Tipo M possui três pinos redondos em um formato triangular, com um pino de aterramento.

12) Tipo N: Encontrado no Brasil, o padrão Tipo N possui três pinos redondos em uma configuração triangular, com um pino de aterramento. Também é usado em algumas partes da África.


Embora seja uma detalhe simples, quem viaja para o exterior sem se preocupar com isso pode passar um aperto, não encontrando uma tomada para carregar seu celular, por exemplo.

Pra evitar isso, existem adaptadores universais baratos, vendidos no Amazon que pode "salvar" sua vida, como o ilustrado na imagem abaixo:


pino e tomada


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


loja do mecanico.png
bottom of page