top of page

Nossos Artigos

Confira abaixo nossos artigos e postagens.

 

Para conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI.

Anel O, Anel Oring ou O-Ring


funcionamento de um anel O, anel oring ou O-ring.

Hoje vamos falar sobre o "Anel O", mais conhecido talvez por "Anel ORing", ou, simplemente, O-Ring, mas antes, gostaria de receber nosso conteúdo por email ou whats app?



O Anel-O é um tipo de junta toroidal em forma de anel, geralmente feito de elastômero (borracha sintética) resistente à compressão, como nitrílica (Buna-N), silicone, fluorcarbono (viton), perfluor (kalrez ou chemraz), EPDM (etileno propileno), entre outros materiais.


Ele é projetado para criar uma vedação hermética em diferentes tipos de sistemas, prevenindo vazamentos de líquidos ou gases em aplicações industriais.


A principal característica do Anel-O é sua forma circular com uma seção transversal em formato de "O", daí o nome. Esse design permite que o anel seja colocado em uma ranhura ou canal entre duas superfícies, como um pistão e um cilindro, por exemplo.


A vedação é feita por meio da deformação do anel. O seu diâmetro interno é menor do que o diâmetro do alojamento ou eixo e o diâmetro externo é maior do que o diâmetro do alojamento.


Quando as duas superfícies são pressionadas uma contra a outra, o Anel-O é comprimido, formando uma vedação eficaz que impede a passagem de fluidos.


O uso de anéis O-ring é comum em uma ampla variedade de indústrias, incluindo automotiva, aeroespacial, petroquímica, hidráulica, pneumática e muitas outras. Eles são empregados em diferentes componentes e sistemas, como juntas de vedação, conexões de tubos, válvulas, bombas, motores, cilindros hidráulicos e pneumáticos, entre outros.


Observamos sua aplicação tanto como vedação estática (sem movimento entre as peças a serem vedada) quanto como vedação dinâmica (com movimento rotativou ou alternativo entre as peças a serem vedadas).


Na animação, mostra as deformações que o anel O sofre em cada estágio da montagem.


A escolha do material do Anel-O depende das propriedades específicas necessárias para a aplicação em questão, como resistência à temperatura, compatibilidade química, pressão de trabalho e durabilidade.


O tamanho do anel também varia de acordo com a aplicação, e existem padrões e especificações internacionais que regem suas dimensões.


E você, o que achou da nossa postagem?


Deixa ai nos comentários.


82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
loja do mecanico.png
bottom of page