top of page
cursos.gif
mecanica dos fluidos.gif

Selos Mecânicos Úmidos e Selos Mecânicos Secos ou DGS

Hoje, na nossa newsletter, vamos falar sobre: "Os tipos de Selos Mecânicos".

Mas antes, gostaríamos de lhe convidar para entrar na nossa Newsletter por email, acesse http://www.engenhariaecia.eng.br/newsletter


Existem vários tipos de selos mecânicos para atender as mais variadas aplicações industriais.


A primeira classificação que podemos fazer é quanto ao tipo de fluido que estará entre as faces, no caso, podemos ter um líquido ou um gás.


Os selos mecânicos que trabalham com um líquido entre suas faces é chamado de "selos mecânicos úmidos" e são os mais conhecidos.


São aplicados na maioria dos equipamentos rotativos, tais comos bombas em geral, agitadores, digestores, centrífugas, entre outros.


São subdivididos:

  • em cartuchos ou componentes,

  • simples, duplos ou múltiplos

  • multimolas ou mola única

  • pusher ou non-pusher

  • com sede estacionário ou com sede rotativa

  • de montagem interna ou de montagem externa

  • com molas protegidas ou com molas não-protegidas

  • e por ai vai.

Os selos úmidos possuem faces planas extremamente lisas através de lapidação e polimento. Elas, as faces,e trabalham com um certo contato entre si. Digo certo contato porque tem a filme de líquido que as separa, no entanto, este filme não é suficiente para separá-las completamente.


Por outro lado, os selos mecânicos que trabalham com gás, são conhecidos como DGS do inglês (Dry gas seal) que traduzindo são selos que trabalham a seco.


São selos mecânicos completamentes diferentes. Estes possuem faces ranhuradas que funcionam como uma espécie de rotor que pressuriza o gás que afasta as faces, por isso elas não tem contato.

Estes são selos mecânicos muitos especiais de alto valor, (> R$ 300 mil) que tem um aparato de operação e monitoramento mais sofisticados.


Devido ao seu alto custo, são selo mecânicos aplicados em equipamentos especiais, principalmente, turbomáquinas como compressores de gás.


Logo abaixo, você consegue verificar um exemplo de um desses selos.

em outro momento, falaremos mais detalhes sobre eles. . .


Se o tema selo mecânico lhe interessa, recomendamos o nosso curso, pois através deles você aprenderá em 18 horas, tudo o que levamos 12 anos para aprender.


##### QUERO CONHECER O CURSO "VEDAÇÃO INDUSTRIAIL COM FOCO EM SELO MECÂNICO".#####


Nele abordamos em profundidade as vedações industriais e principalmente, os selos mecânicos.


Valeu e até a próxima.


Micelli Camargo



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page