O que é e para que serve uma Gaxeta de Compressão?

Atualizado: 18 de Out de 2020


INTRODUÇÃO:


Gaxeta de Compressão é um elemento de máquina muito utilizado para vedação dos mais variados tipos de equipamentos e dispositivos industriais e não industriais.


Em literaturas na língua inglesa, gaxeta é identificada como Compression Packing, Packing ring, ou simplesmente, Packing.


Aqui no Brasil, nas indústrias, é mais conhecida simplesmente por gaxeta, que é o termo que iremos adotar daqui em diante.


DEFINIÇÃO:


As organizações FSA (Fluid Sealing Association) e ESA (European Sealin Association) em seu manual "Compression Packing - Technical Manual 3rd Edition" definem gaxeta como:


São elementos pré-formados, de estrutura flexível, empregadas para impedir ou reduzir a passagem de um fluido por uma determinada região, denominada, caixa de gaxetas.

Existem vários tipos de materiais, formatos e construções de gaxetas, mas a maioria delas é uma espécie de corda, porém com seção transversal quadrada. Como você pode verificar a seguir:

A gaxeta da esquerda é fabricada fibra de vidro, a do meio é grafitada e a da direita em algodão.


COMO FUNCIONA:


Como o nome completo diz, a gaxeta de compressão trabalha sob compressão. Esta é dada pelo chamado preme-gaxeta ou prensa gaxeta ou sobreposta, que nada mais é do que uma tampa que é apertada e ajustada por meio de parafusos prisioneiros não representados na figura a seguir:


Ilustração da Caixa de gaxeta e do preme-gaxetas.

A medida que se aperta o preme-gaxetas, as gaxetas expandem radialmente, reduzindo portanto a folga existente entre o eixo e a caixa de gaxetas, também chamada de caixa de selagem, reduzindo assim, o vazamento de produto operado.


Um vazamento residual é, normalmente, esperado em vedações com gaxetas convencionais e mais comuns, principalmente em equipamentos rotativos, como uma bomba centrífuga, pois esse vazamento serve para lubrificar a gaxeta e reduzir o atrito em ela e o eixo rotativo. Como referência, algo em torno de 50